Cuidados que devem ser observados ao adquirir imóvel em leilão online.

Atualizado: 3 de set. de 2021


A compra de imóveis em leilões online tem se tornado cada vez mais comum e, especialmente durante a pandemia da Covid-19, o uso deste tipo de ferramenta se intensificou, seja na concretização do sonho da casa própria, ou na realização de investimentos mais sólidos.


No entanto, com a popularização dessa prática, o número de fraudes registrados em leiloes online também cresceu. Estima-se que tenham ocorrido por volta de 900 casos entre os meses de março a setembro de 2020.





Renata Cristina, gerente de marketing da empresa Mega Leilões, conta que há uma empresa envolvida em golpes e fraudes aos usuários do site. A gerente de marketing afirma que os fraudadores criam outros domínios parecidos com o da empresa, utilizam a logomarca, clonam parte da estrutura do site e atraem visitantes se passando pela leiloeira.

Segundo Robert Furden Jr, especialista em direito imobiliário e consultor da empresa Faber Magna Investments, as fraudes normalmente acontecem com compradores que não estão habituados com os leiloes online. Por isso, alguns cuidados precisam ser tomados antes de realizar à aquisição, destacando procurar a orientação de um advogado e especialistas em leilões.

Neste mesmo sentido, Fernando Cerello, leiloeiro oficial da empresa Mega Leilões, elaborou uma lista de cuidados que devem ser tomados na aquisição de um imóvel em leilão online. Dentre eles, se destacam os seguintes:

  • Veja se o site em que o leilão está sendo realizado faz parte das leiloeiras cadastradas no Tribunal de Justiça (TJ) ou na junta comercial;


  • Verifique se o domínio do site corresponde ao oficial divulgado pela leiloeira no Tribunal de Justiça;


  • Pesquise sobre o histórico e registros da leiloeira nas redes sociais;


  • Veja se o site possui imagens e o endereço do imóvel;


  • Entre em contato no telefone oficial da leiloeira para se certificar da veracidade do leilão;


  • Só efetive o pagamento do lance se o boleto ou cobrança estiver emitido em nome da leiloeira e se atente ao número exato do CNPJ.

Gabriela Macedo Advocacia, escritório especializado em Direito Imobiliário, Condominial, Empresarial e Extrajudicial. contato@gabrielamacedo.adv.br. Instagram @falecomaadv


Fonte: Radar imobiliário - http://portalradarimobiliario.com.br/noticia/30197,veja-os-cuidados-ao-comprar-imovel-atraves-de-lei...

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo